Se você está esperando aquela geladeira nova de presente de Natal, certamente, deve estar se perguntando o que irá fazer com a antiga. É exatamente para incentivar o descarte adequado dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que a empresas GM&C Logística e Green Eletron lançaram neste mês de dezembro a campanha “Coleta em casa por R$ 1,00”. A ação é válida para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador de relações institucionais da GM&C, Henrique Mendes, poucas pessoas reconhecem devidamente a importância do descarte adequado dos eletroeletrônicos. “E mesmo aquelas que têm essa consciência, encontram dificuldades na hora de realizar a devida ação”, ressalta.
A coleta pode ser solicita pelo site greeneletron.org.br/coleta-em-casa, valendo para eletroeletrônicos e eletrodomésticos de média e grande porte – notebooks, secadores de cabelo, geladeiras, fogões, televisores e outros –pelo valor simbólico de R$ 1,00 (para cada serviço de retirada). Para equipamentos muito pequenos –como pilhas, baterias e carregadores–, o descarte pode ser feito nos postos de coleta da Green Eletron ou junto com os grandes durante a coleta. Confira os pontos de descarte fixos site greeneletron.org.br.
A proposta, segundo Mendes, é que a campanha possa também gerar um espírito de união entre as pessoas. “Moradores de um condomínio, alunos da escola ou mesmo no trabalho, por exemplo, podem difundir a ação e juntar os eletroeletrônicos para a coleta, principalmente os de pequeno porte, como pilhas, baterias, carregadores e outros”.