PT EN ES

GM&C

Dúvidas frequentes

1. Porque reciclar eletroeletrônicos?

É comum termos equipamentos eletroeletrônicos em casa, ou nas empresas, mas que não utilizamos mais, seja porque apresentaram defeito ou porque simplesmente se tornaram obsoletos para a nossa necessidade. No entanto, estes equipamentos não perderam totalmente sua utilidade, pois podemos recuperar os materiais presentes nos seus componentes, partes e peças, por meio da reciclagem, evitando assim a extração de matéria prima virgem do meio ambiente.

Eletrônicos usados devem ser destinados da forma adequada, pois, além de permitir a recuperação de materiais, evita também a contaminação do meio ambiente e das pessoas (caso manuseados e destinados de forma incorreta), pois alguns componentes e substâncias presentes nestes equipamentos podem ser classificados como resíduos perigosos.

Além disso, no Brasil esta é nossa obrigação! Seja você o consumidor, o comerciante, o importador ou o fabricante deste equipamento, todos nós, de forma conjunta, temos a responsabilidade de destinar os eletroeletrônicos de modo ambientalmente adequado, conforme estipulado no Decreto 10.240/2020.

2. Quais eletroeletrônicos a GM&C coleta?

A GM&C é uma empresa especializada na destinação adequada de todos os tipos de equipamentos elétricos ou eletrônicos.
Apresentamos abaixo alguns itens para exemplificar:

  • Equipamentos de Informática e Comunicação
    Celular, notebook, impressora, computador desktop, modem, roteador, telefone sem fio, tablet, teclado, monitor (LED e LCD), mouse e demais acessórios de informática.
  • Eletroportáteis em geral
    caixas de som, assistentes de voz, console de videogame, fone de ouvido, ferramentas elétricas, panela elétrica, microondas, liquidificador, secador de cabelo, barbeador, fritadeira elétrica, sanduicheira, aspirador de pó, chuveiro, ventilador, etc
  • Equipamentos de grande porte
    Televisão, máquina de lavar roupa, fogão, forno elétrico, depurador, servidor, antenas, equipamentos esportivos, instrumentos musicais, dentre outros.
  • Equipamentos de troca térmica
    Refrigerador, aquecedor, aparelho de ar condicionado

Além disso, reciclamos também lâmpadas de LED, conectores, fios e cabos elétricos.

3. QUAIS SÃO OS RESÍDUOS GERADOS APÓS O PROCESSAMENTO DOS ELETROELETRÔNICOS?

Os eletroeletrônicos possuem uma grande quantidade de diferentes tipos de materiais em sua composição. Os principais resíduos extraídos dos eletroeletrônicos são diferentes tipos de plásticos, ferro e sucata ferrosa mista, alumínio, cobre, vidro e outros metais não ferrosos, em menores proporções, tais como o zinco, cobalto, paládio, ouro e prata.

 

É importante destacar que resíduos são recursos. São materiais passíveis de serem recuperados e que devem ser reinseridos em novos ciclos produtivos, da forma como fazemos aqui na GM&C.

 

O fato de um eletrônico não ser mais útil por estar quebrado ou obsoleto, não significa que este produto tenha se tornado um rejeito. Trabalhamos na GM&C para promover a economia circular, recuperando ao máximo o valor dos recursos presentes nestes equipamentos, enxergando nos resíduos uma verdadeira mina urbana que contribui para a preservação ambiental.

4. Como é feita a reciclagem dos eletroeletrônicos pela GM&C?

A GM&C é referência na América Latina em termos de tecnologia e capacidade de processamento dos eletroeletrônicos, além de também ser referência em rastreabilidade ao longo de todo o processo da logística reversa.

 

Após realizada a coleta dos equipamentos, a GM&C transporta todo o material para sua unidade em São José dos Campos. Logo na entrada todos os lotes são pesados e registrados, gerando uma Ordem de Serviço interna para o controle do processo.

 

Os equipamentos são então encaminhados para uma primeira etapa de triagem, onde são segregados por tipo (o que irá definir a linha de reciclagem para a qual irão ser encaminhados). Nesta etapa são retiradas também as pilhas e as baterias de lítio, as quais serão encaminhadas para processos específicos de reciclagem.

 

Os eletrônicos já segregados, são então inseridos nas máquinas de trituração, responsáveis por abrir os equipamentos expondo suas partes e peças internas. Na sequência, os materiais seguem na linha de reciclagem da GM&C, onde entram as tecnologias de separação automatizadas que permitem a separação dos resíduos em ferro, sucata mista, metais não ferrosos, vidro e plásticos.

 

Por fim, a GM&C encaminha estes materiais, já segregados, para indústrias homologadas, que irão realizar a fundição dos metais e extrusão do plástico, transformando-os em matéria prima novamente.

5. Como faço para contratar a GM&C para destinar de forma adequada os eletroeletrônicos de minha empresa?

Clique aqui e nos envie um e-mail informando qual é a sua empresa, onde estão localizados, quais são os tipos de equipamentos que vocês precisam destinar e a quantidade aproximada (em peso ou unidade) de cada tipo. Se conseguirem nos enviar fotos é ainda melhor.

Retornaremos o quanto antes este contato para seguir com seu atendimento.

6. Represento uma prefeitura/escola/ONG e gostaria de fazer uma campanha para fomentar o descarte adequado dos eletrônicos, a GM&C pode nos apoiar?

Sim. Entre em contato nos informando qual é a entidade que você representa, onde estão localizados e qual a abrangência desta campanha. Se já tiver realizado edições anteriores, podem nos enviar os detalhes para entendermos melhor a intenção de vocês.

Retornaremos o quanto antes para ajudá-los a organizar esta ação.

7. Tenho eletrônicos usados em casa e quero descartar da forma correta, como posso fazer?

Caso os equipamentos que você precise descartar sejam de pequeno porte, tais como celulares, carregadores, fones e cabos, sugerimos procurar alguns de nossos parceiros tais como a Vivo, que disponibiliza coletores em todas as suas lojas – confira os locais pelo site https://vivosustentavel.com.br/recicle/, também a Tim e a Claro.

 

Já para o descarte de produtos maiores, como impressoras, notebooks, microondas, panelas elétricas, dentre outros, vale a penas consultar os postos de coleta das Gestoras da Logística Reversa, parceiras da GM&C, Green Eletron (www.greeneletron.org.br) e ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (www.abree.org.br).

 

Por fim, caso você tenha equipamentos de grande porte, tais como geladeiras e máquinas de lavar, podemos agendar uma coleta específica em sua residência, mas, neste caso, a coleta está sujeita a cobrança do frete. Confira no site: https://www.greeneletron.org.br/coleta-em-casa

8. Tenho uma empresa que atua no ramo da logística reversa de eletroeletrônicos. É possível trabalhar em parceria com a GM&C?

Sim, entre em contato nos informando qual é a sua empresa, em qual etapa vocês atuam (coleta, desmontagem, reciclagem) e qual o tipo e quantidade (média) de equipamento vocês recebem.

 

Nossa equipe irá retornaremos em breve para iniciarmos esta conversa.

9. Sou pesquisador/estudante. A GM&C ajuda na realização de pesquisas acadêmicas?

Sim. Por favor entrem em contato pelo e-mail qualidade@gmclog.com.br

 

Temos total interesse e satisfação em poder ajudá-los neste trabalho que é muito necessário para compreendermos e evoluirmos o nosso setor.

10. Quero trabalhar com a GM&C, por onde posso enviar o meu currículo?

Que ótimo! Envie seu currículo para o e-mail rh@gmclog.com.br

 

Favor indicar no assunto do e-mail qual é a sua área de atuação.

 

Nosso time ficará atento para quando tivermos uma oportunidade adequada a sua área de atuação.

uma empresa