PT EN ES

GM&C

Conheça os 3 princípios da economia circular

Considerada uma mudança de paradigma nos modelos de negócios, a economia circular é baseada em três princípios que explicam a importância de seu conceito.

O nosso planeta está passando pelos maiores desafios ambientais da sua história, com elevação da poluição devido à ação do homem. Para reverter isso, precisamos nos desvincular da economia linear e investir cada vez mais em economia circular.

Nos últimos anos, o modelo de “economia linear” – onde um recurso é utilizado e logo descartado, começa a perder espaço para a Economia Circular, que se caracteriza pelo uso do conceito de maximizar o valor dos recursos, por meio da reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e bens de consumo, eliminando a ideia de lixo (ou rejeito).

No conteúdo de hoje mostraremos o que está por trás do conceito de economia circular, além dos princípios que fazem dessa nova forma de produzir, um importante aliado do desenvolvimento sustentável.

O que é economia circular?

Para explicar o que é economia circular, precisamos falar e explicar o que é a economia linear, considerada a antítese do modelo circular.

Na maioria das empresas (e na sociedade como um todo), o padrão de produção e consumo ainda é o linear. Ele é baseado na extração de matéria-prima, transformação, uso dos produtos e descarte de resíduos, ou seja, com um começo, meio e fim. Mas este padrão está com os dias contados.

Se o consumo de recursos naturais continuar ocorrendo com base nesse modelo, as reservas disponíveis para muitas matérias-primas simplesmente se esgotarão em algumas décadas. A solução para evitar isso é exatamente a economia circular, que surge como um contraponto ao modelo linear de produção.

Cabe a ela associar o crescimento econômico a um ciclo de desenvolvimento que defende o uso mais eficiente dos recursos naturais, com a administração de estoques finitos e fluxos renováveis.

Permite também que as empresas possam reduzir custos e perdas produtivas, gerando novas fontes de receita e diminuindo sua dependência de matérias-primas virgens.

Mas, a economia circular é muito maior que o foco na sustentabilidade, ela promove um modelo econômico mais reorganizado, redesenhando processos, aumentando a eficiência e desenvolvendo novos modelos de negócios.

Com esse moderno modelo, novos termos são introduzidos no vocabulário de qualquer sistema de produção, tais como: compartilhamento, empréstimo, reutilização, recuperação, recondicionamento e reciclagem.

Na economia circular, conceitos relacionados à inovação tecnológica, sustentabilidade, eficiência energética e uso de fontes de energias renováveis caminham lado a lado, em um novo sistema virtuoso.

Economia circular: Muitos benefícios com um grande potencial produtivo

Como ressaltado anteriormente, na economia circular os materiais são aproveitados dentro de um ciclo virtuoso, consequentemente os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas.

Dessa forma, as medidas adotadas pelo sistema circular podem significar poupanças para as empresas, permitindo a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Mas, muitos são os outros benefícios da economia circular. Vale ressaltar:

  • Proporciona uma pegada mais ecológica para o empreendimento;
  • Redução de custos ao mudar projetos e processos visando a redução do desperdício
  • Maior segurança quanto ao uso dos recursos naturais e sua disponibilidade para a sociedade;
  • Aumento da resiliência das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável;
  • Regeneração de ecossistemas;
  • Eliminação dos rejeitos reduzindo o volume de materiais enviados aos aterros;
  • Criação de novos empregos;

A economia circular também é um conceito capaz de fornecer aos consumidores produtos mais duradouros ​​e inovadores, melhorando a qualidade de vida e permitindo-lhes poupar dinheiro a longo prazo, sem abrir mão da utilidade do bem (ou serviço) no presente.

Princípios da economia circular

Pode parecer muito complicado definir o que é economia circular, mas esse conceito é baseado em três princípios básicos:

  1. Eliminar a geração de rejeitos e poluição;
  2. Manter os produtos e materiais em uso; e
  3. Regenerar os sistemas naturais.

Entenda abaixo o que realmente dizem cada um destes importantes princípios:

1. Eliminação de rejeitos e poluição

Este é um princípio que exige das empresas uma nova forma de pensar e questionar a cadeia de suprimentos, evitando a geração excessiva de rejeitos e poluição. Quando isso é feito no início do desenvolvimento do produto, naturalmente o cenário será melhorado.

A eliminação do desperdício, sobras e poluição deve então ser aplicada desde a concepção do produto (ou serviço), sendo consideradas todas as etapas, da extração e transformação dos recursos naturais em matéria-prima até o fim do uso dos bens ou serviços.

Assim, este propósito, além de diminuir o lixo, tem a função de acabar com os desperdícios e otimizar o uso dos recursos.

2. Manutenção de produtos e materiais em uso

O segundo princípio mostra que a economia circular caminha em sentido inverso da economia linear.

Ela é uma forma de “reimaginar” uma economia que seja capaz de não usar intensamente os recursos finitos. Ao invés disso, ela visa reutilizar ou reciclar produtos.

Dessa forma, este princípio determina que cada material seja utilizado até quando for possível. Ou seja, sua vida útil não pode terminar quando acabar o consumo de um produto primário.

Com base neste princípio, o maior objetivo da economia circular é promover uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes.

Cabe a esse modelo manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor por muito mais tempo, dentro de um escopo econômico muito mais sustentável.

3. Regeneração de sistemas naturais

Para explicar este terceiro princípio, vale fazer uma reflexão. A sua empresa já adota os dois princípios anteriores e protege o meio ambiente, certo? Mas e se ela também ajudar a melhorar toda a sociedade por meio da regeneração?

E se a sua empresa puder não apenas preservar os recursos naturais, mas também devolver os recursos para o meio ambiente? A resposta para estes questionamentos está na regeneração de sistemas naturais.

Nela, a realização de ações contínuas e sustentáveis contribui para a recuperação dos ecossistemas, sempre com foco no equilíbrio entre a produção de insumos e a preservação do meio ambiente.

Com base nestes princípios, mais do que adequar a operação da empresa às questões sustentáveis, a economia circular é uma mudança de paradigma, que se baseia na adição, retenção e regeneração do valor dos recursos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Portanto, se você tem um modelo de negócio e quer modernizá-lo ou se está começando um modelo de negócios do zero para sua empresa, busque considerar os princípios da economia circular e conte com a GM&C para ajudar sua empresa neste processo.

Este tema chamou a sua atenção e você quer aprender mais? Então confira as principais diferenças entre a economia circular e a economia linear.

uma empresa