PT EN ES

GM&C

Diferenciais da GM&C que fizeram a empresa ganhar destaque no mercado!

Você já ouviu falar sobre a GM&C e os serviços que a empresa oferece? Se o seu propósito é promover a logística reversa e a reciclagem de produtos eletroeletrônicos, a resposta certamente será sim!

Localizada na cidade de São José dos Campos, a GM&C – que tem 20 anos de experiência no mercado de logística reversa — é uma das empresas com maior destaque dentro deste ramo. A empresa ocupa hoje o posto de maior empresa de soluções em logística reversa e reciclagem de eletrônicos da América Latina com capacidade de processar 30 mil toneladas de eletrônicos por ano.

Mas todo esse sucesso não é por acaso. Com investimento contínuo em pesquisa, capacitação e tecnologias para separação de materiais, a empresa apresenta várias soluções para seus clientes, sempre primando pela transparência, segurança e rastreabilidade em todos os processos.

Conheça todos os diferenciais que dão à GM&C um grande protagonismo no cenário de logística reversa nacional.

Quem somos: saiba tudo sobre a GM&C!

A GM&C é uma empresa nacional, localizada em São José dos Campos (SP). Com um foco constante na valorização de resíduos dos eletroeletrônicos, carrega hoje o título de maior da América Latina em capacidade de processamento já instalada, bem como, em tecnologias de ponta na separação de metais.

O grande protagonismo da empresa no cenário brasileiro é devido às soluções para recuperação de metais, onde a GM&C é especialista. Com o investimento realizado em novas máquinas em 2022, a empresa atua como uma grande Mineradora Urbana, realizando o “refino” de metais presentes nos componentes destes equipamentos.

Diante do alto volume de produtos eletrônicos colocados no mercado e que necessitam voltar ao fabricante ou ter destinação ambientalmente correta, a GM&C se apresenta como um importante parceiro para empresas e entidades gestoras deste setor.

A GM&C assegura aos seus clientes/parceiros o atendimento de todas as leis aplicáveis ao transporte, manuseio, armazenamento, tratamento e destinação final dos resíduos eletrônicos, além das licenças necessárias à exportação de componentes que não são passíveis de serem reciclados no país, até o momento.

Alguns diferenciais da GM&C que vale conhecer

Além da melhor gestão de resíduos eletroeletrônicos, destinando-os de uma forma ambientalmente correta, a GM&C possui outros diferenciais muito significativos que vale conhecer.

Sistema Online Completo

Para a gestão dos muitos processos relacionados à logística reversa, a GM&C possui um software operado via web (de forma totalmente online) que conecta clientes e fornecedores, conhecido como GM&CLOG.

Este é um sistema bastante pioneiro, sendo o primeiro do país. O objetivo deste sistema é promover o controle das etapas da logística reversa, com total transparência, rastreabilidade e o balanço de massa (controle da entrada e saída de 100% dos materiais).

A grande função deste sistema é a de automatizar os processos, conferindo agilidade e informações em tempo real ao cliente/parceiro. O sistema é também capaz de integrar com outros sistemas ERP, gerando relatórios estatísticos, balanço de massa ou rastreabilidade de todas as etapas por onde passam os produtos ou resíduos.

E para garantir ainda mais segurança ao processo e aos parceiros, a GM&C investiu pesado também em segurança digital. Todos os dados de nosso sistema possuem um backup em servidores distintos. Temos também um sofisticado sistema que protege nossos dados contra invasões de hackers

Este sistema de gestão, GM&CLog, certamente vai garantir a rastreabilidade total do processo de destinação final dos resíduos de eletroeletrônicos gerados pelas empresas que contratam os serviços da GM&C.

Tecnologia e Capacidade de Processamento

Importante lembrar que toda a matéria-prima gerada em nossos processos realizados é encaminhada para empresas parceiras especializadas. Elas têm a capacidade de transformar estes resíduos em novos produtos, cumprindo com o ciclo da economia circular e contribuindo assim para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

Além de ter os melhores parceiros ao seu lado, a GM&C possui também tecnologia própria que tem a capacidade de controlar toda a operação.

A GM&C tem investido bastante em tecnologia, trazendo para o mercado nacional máquinas que são utilizadas em países que já tem grande expertise em reciclagem de eletroeletrônicos, tais como Alemanha, Espanha e Itália. 

Todo o maquinário e tecnologia da empresa permite que sejam tratados os mais diferentes tipos de equipamentos, desde os menores eletrônicos tais como pen drives, celulares e tablets, passando pelos fones de ouvido, caixas de som, até aos equipamentos maiores, como ferramentas elétricas, utensílios de cozinha (tais como panelas elétricas e liquidificadores), até eletrodomésticos, como microondas e máquinas de lavar.

Todos os investimentos feitos na fábrica permitem que a GM&C tenha soluções combinadas que atendam aos mais variados tipos e tamanhos de eletroeletrônicos, resultando na valorização dos resíduos oriundos do processamento destes equipamentos. A empresa atua como uma indústria de mineração urbana, com capacidade para separar e recuperar diversos materiais, como plásticos, metais ferrosos e não ferrosos.

Balanço Ecológico

A GM&C oferece também aos seus clientes, o cálculo da pegada ambiental positiva que resulta da ação de reciclar e recuperar os materiais presentes nos resíduos dos eletroeletrônicos.

Chamamos este relatório de Balanço Ecológico. apresentamos o total de eletrônicos que o parceiro/cliente nos enviou ao longo do ano, demonstrando o quanto foi possível economizar em termos de consumo de água, consumo de energia ou emissões de gases de efeito estufa, por exemplo, demonstrando assim, os ganhos reais que vão muito além apenas do cumprimento de obrigações legais.

Abaixo apresentamos um exemplo do resultados do balanço ecológico da GM&C, representando uma quantidade de equipamentos que foram enviados para a reciclagem e os impactos positivos gerados ao meio ambiente.

Certificações de Terceira Parte

A GM&C possui também algumas certificações, principalmente na ordem ambiental, que permitem que a empresa possa operar sob as mais rígidas legislações ambientais do país.

Veja as certificações que a GM&C conquistou nestes 19 anos:

  • Certificado de Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001:2015
  • Certificado de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Operacional – ISO 45001:2018

Estes Sistemas de Gestão Integrados conquistados pela GM&C demonstram aos nossos clientes o compromisso com os requisitos legais, aspectos e impactos ambientais, segurança e saúde no trabalho, a destruição dos dados dos clientes e a preservação do nosso meio ambiente.

Por meio destas certificações e do nosso sistema de gestão da qualidade, a GM&C realiza a homologação dos parceiros que irão proceder com a destinação final dos resíduos separados ao longo do processo. Atualmente nosso sistema monitora mais de 350 documentos de empresas parceiras, entre certidões, licenças e alvarás.

Melhoria contínua

A GM&C se diferencia bastante das demais empresas que atuam na manufatura reversa de eletrônicos, por possuir um programa próprio voltado para promover a melhoria contínua e a busca incondícional da Excelência Operacional.

Este programa foi batizado como sendo o “GM&C Way”. Com esta prática, a empresa busca então desenvolver seus colaboradores e melhorar seus processos, construindo assim uma cultura organizacional de excelência, em todos os níveis da empresa.

Gostou? Então conheça os serviços realizados pela empresa

Como você presenciou, a GM&C é altamente especializada em prestar serviços de logística reversa e gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos, adquirindo grande protagonismo neste cenário e ajudando a mudar o mundo.

Você também quer fazer parte dessa mudança? Então conheça os serviços da GM&C e comece a gerenciar os resíduos eletroeletrônicos da sua empresa.

Oferecemos os seguintes serviços

  • Logística reversa;
  • Transporte Express – Com coleta porta a porta e uso de embalagens especiais para o transporte adequado, além de check list de produtos inloco na coleta ou entrega;
  • Manufatura reversa;
  • Reciclagem de fios e cabos – Oferecemos aos nossos clientes o processo de reciclagem de cabos diversos com o objetivo de extrair o cobre e alumínio contido nos mesmos;
  • Armazenagem e distribuição – Realizamos serviços de armazenagem de produtos com total segurança. A distribuição dos produtos é realizada através de nossa frota própria e com todo cuidado;
  • Small Domestic Appliance – A GM&C é especializada nas separações de metais ferrosos e não ferrosos;

Por tudo isso, a GM&C é uma indústria líder em tecnologia para desmontar e reciclar resíduos de equipamentos eletrônicos.

Conseguimos recuperar os materiais para que sejam reinseridos no ciclo produtivo, diminuindo a necessidade de retirar elementos da natureza e cooperando com a economia circular do nosso planeta. Mobilize sua comunidade e participe!

Você quer fazer parte dessa mudança? Então, acesse o blog da GM&C e saiba muito mais.

uma empresa