PT EN ES

GM&C

Economia Linear x Circular: diferenças e impactos ao meio ambiente

Certamente você já se deparou com os termos economia linear e economia circular em algum momento da sua vida. Porém, pode ser que ainda seja difícil entender a relação deles com o meio ambiente e com um desenvolvimento mais sustentável da sociedade como um todo.

Por mais que a economia linear não seja retratada constantemente, você pratica esse modelo no seu dia a dia quando utiliza uma embalagem plástica e a descarta nos lixos orgânicos, mesmo sabendo que isso não é correto.

Assim, cabe à economia circular resolver isso ao promover um ciclo, reutilizando essa mesma embalagem plástica e transformando-a em outro produto, seja através da reciclagem ou do reaproveitamento.

Mas as diferenças entre economia linear X circular vão muito além e impactam diretamente o meio ambiente e tudo que se relaciona a ele. Conheça as principais e esclareça todas as dúvidas sobre o assunto no artigo de hoje! 

Economia linear x circular: entender as diferenças pode mudar o mundo

Desde a revolução industrial, o modelo econômico mundial se tornou linear, ou seja, sempre se considerou que os recursos materiais e energéticos são finitos e a produção depende exclusivamente do consumo destes recursos.

Mas, ano após ano, esse modelo eleva o risco iminente de esgotamento de matérias-primas. E, com menos recursos disponíveis, maiores serão os custos de extração destes do meio ambiente, o que traz instabilidade e insegurança em relação ao futuro.

Junto com a extração insustentável de recursos, a poluição em excesso é outra consequência negativa do modelo linear. Este tem por característica gerar um volume sem precedentes de resíduos que, por não serem utilizados, se tornam potencialmente tóxicos para os seres humanos e para o meio ambiente.

A economia circular surgiu exatamente para resolver este problema ou olhar para a sociedade de uma forma diferenciada. Ela tem o objetivo de eliminar o conceito de lixo. Neste modelo, cada material é aproveitado em fluxos cíclicos, o que possibilita sua trajetória do berço ao berço (ou em inglês Cradle to Cradle) – de produto a produto, preservando e transmitindo seu valor.

Assim, a principal ideia relacionada à economia circular é prolongar a vida útil de produtos e materiais em geral. Com ela é possível preservar e otimizar os recursos naturais, por meio de processos de restauração e reaproveitamento.

Mas, para melhor entendimento sobre as diferenças entre economia linear x circular, devemos entender o que são esses modelos de forma única. E é isso que você acompanhará a seguir.

Economia circular: alternativa possível para um futuro mais sustentável

O que é economia linear?

Desde a revolução industrial, o mundo sempre se baseou na economia linear. Esse é um tipo de modelo onde a cadeia produtiva se ocupa apenas de extrair recursos, produzindo bens e descartando os rejeitos de forma indiscriminada.

Como o próprio nome diz, o modelo linear segue uma linha durante o consumo, com começo, meio e fim, sem qualquer expectativa de retorno ou reciclagem.

Na nossa economia, esse modelo é o mais enraizado, no entanto ele está se provando inviável, principalmente por causar o esgotamento dos recursos finitos do meio ambiente e uma enorme geração de resíduos.

Em suma, a economia linear projeta os itens sem quaisquer análises do destino, levando a má utilização e a posterior dificuldade na separação desses resíduos. Ou seja, mesmo sendo muito utilizada, a economia linear é insustentável.

Consequências e impactos da economia linear

Desde a revolução industrial, a Economia Linear pouco evoluiu. Ela se baseia no simples pressuposto de “extrair-produzir-descartar”, sendo cega à capacidade que o planeta tem de se regenerar.

Assim, este modelo traz consigo inúmeros impactos negativos, tais como:

  • Degradação de ecossistemas;
  • Emissão de gases poluentes devido à massiva geração de de resíduos que, em grande parte, são depositados em aterros e incinerados;
  • Perda de inúmeros recursos com elevado potencial econômico para as indústrias;
  • Danos irreparáveis nos solos, ar e oceanos.

Ou seja, na economia linear, o fim de vida de um produto, além de significar o fim do seu potencial econômico, também significa o fim de todo o investimento, esforço e trabalho, além de todas as consequências negativas geradas.

APCER - Sustentabilidade e a Economia Circular

O que é economia circular?

Para resolver os problemas gerados pelo modelo linear, a economia circular surge na década de 70 com o propósito oposto do modelo amplamente difundido desde a revolução industrial. Cabe a ela associar o desenvolvimento econômico ao uso mais consciente de recursos naturais para otimizar a fabricação de produtos.

Essa nova forma de pensar os sistemas produtivos vem para iluminar o desafio de transformar e modernizar o atual sistema industrial, social e econômico.

O modelo circular propõe um outro tipo de relacionamento com nossos bens e materiais que, quando bem realizados, prometem economizar recursos e energia, gerar novos tipos de negócio e criar empregos locais.

Este modelo foi criado para elevar o ciclo de uma matéria-prima, reutilizando-a e transformando-a infinitamente, seja através da reciclagem ou reaproveitamento. Com isso, a geração de resíduos nesse modelo econômico é mínima.

3 R’s da economia circular

Para melhor entender as diferenças entre economia linear x circular, basta entender os princípios da economia circular e que não fazem parte do modelo linear.

A economia circular se baseia nos princípios de refletir, reduzir e reutilizar, que significam:

  • Refletir: projetar determinado produto com o objetivo de valorizar a recirculação dos recursos. Cabe à sociedade refletir uma maneira de conseguir recuperar o valor dos materiais que são utilizados após o descarte.
  • Reduzir: é preciso adotar estratégias para utilizar menos recursos naturais como energia, água e matéria-prima. Para reduzir, podemos, por exemplo, transformar o objeto com um design de produto próprio e pensado.
  • Reutilizar: reaproveitar os recursos e materiais disponíveis, que já estão prontos para fabricação. Através de reparos e consertos, ao invés de criar um objeto do zero.

Assim, no modelo circular, o circuito torna-se fechado.

Invista cada vez mais em economia circular e abandone a economia linear

Diante das diferenças entre a economia linear x circular, fica fácil entender que a sociedade precisa ser muito mais circular e menos linear.

A economia circular é um movimento mobilizador, que sinaliza a possibilidade de interações benéficas entre os seres humanos, o meio ambiente e todo o planeta, em uma visão positiva do futuro que a gente quer, pode – e precisa – construir.

Os benefícios da economia circular mostram isso:

  • Transforma positivamente as formas de consumo e descarte de produtos;
  • Inova os processos de geração de valor econômico;
  • Desenvolve oportunidades mais sustentáveis e seguras a longo prazo;
  • Respeita o meio ambiente;
  • Reduz o uso de recursos naturais;
  • Desenvolver políticas públicas que valorizem esse modelo econômico;
  • Diminuição da poluição da sociedade como um todo.

Ou seja, a ideia de uma economia circular vem para substituir a linearidade dos negócios e nos guiar no desafio de criar novas e mais inteligentes formas de habitar este planeta, respeitando o meio ambiente.

Quer saber mais? Então veja como equilibrar os cuidados com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.

uma empresa