Nunca se produziu tanto lixo como nos dias atuais. No Brasil, há o acúmulo de aproximadamente 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano, o que representa 1 quilo de resíduo por pessoa gerado diariamente. Como forma de reverter este cenário, a importância da logística reversa cresce ano após ano.
A logística reversa se configura como uma necessidade cada vez mais atual, se apresentando como uma alternativa para viabilizar a entrega e o retorno de bens materiais após sua venda e consumo, para que sejam reaproveitados de diversas formas, eliminando o que conhecemos como lixo.
Com base neste tema, convidamos você a continuar a leitura e saber mais sobre a importância da logística reversa. Veja também porque sua empresa deverá se adaptar a essa necessidade e tendência.
Em qualquer empresa, independentemente de seu porte, a logística é representada por um conjunto de métodos responsável por cuidar de todo o fluxo de materiais e de informações, desde a chegada da matéria-prima para produção até sua venda, distribuição e uso final.
A logística reversa, por sua vez, trata de todos os processos de pós-venda e atendimento do cliente, essencialmente nos casos de trocas, devoluções ou retorno e destinação correta de materiais.
Mas, por Lei nº 12.305/10, relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa ganha ainda mais importância, englobando também todo o descarte dos resíduos gerados.
A logística reversa baseia-se na capacidade de uma empresa ou instituição em focar o retorno de materiais já utilizados dentro do processo produtivo, visando o reaproveitamento ou até mesmo o descarte sustentável, garantindo a preservação do meio ambiente.
Diante disso, é dever das empresas, criar os meios para que os consumidores possam devolver seus equipamentos usados/defeituosos, para que sejam coletados e encaminhados para um destino ecologicamente correto, seja por meio do reuso, remanufatura ou reciclagem dos seus componentes.
No Brasil, o surgimento do conceito de logística reversa é datado a partir de uma publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesta lei, foi também criada a proposta de Acordos Setoriais, que representam um “contrato” firmado entre o poder público e o setor empresarial, para estipular as metas e responsabilidades relacionadas à implementação dos sistemas de Logística Reversa.
Neste acordo, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes passam a compartilhar suas responsabilidades sobre o ciclo de vida do bem por eles produzido e comercializado. A intenção desta responsabilização é que as empresas passem a oferecer produtos mais duráveis e de fácil reparo e reciclagem, uma vez que o custo da destinação final destes produtos irá recair sobre as próprias empresas que os colocam no mercado. Com isso, espera-se que tenhamos (a longo prazo) uma redução do descarte inadequado dos resíduos, reduzindo também seus impactos à saúde humana.
A logística reversa ganhou importância através de projetos públicos e privados em diversas vertentes, que promovem ações mais conscientes quanto à coleta ou descarte de rejeitos gerados.
Para melhor entender a importância da logística reversa vale conhecer um exemplo:
Estima-se que a geração anual de lixo eletrônico passa de 40 milhões de toneladas e estes, quando descartados da forma incorreta, representam sérias preocupações à saúde, por conterem componentes químicos bastante perigosos para o solo e para a água.
Mas, já há várias empresas especializadas em receber este tipo de material eletrônico em fim de vida útil. Elas disponibilizam pontos de recolha e depois encaminham os materiais para os destinos adequados, garantindo a sustentabilidade do sistema.
Com este exemplo, fica fácil entender que o conceito tem relação direta com as discussões de sustentabilidade. Ambos assuntos são centrais na atualidade empresarial e aumentam o impacto e a importância da logística reversa dentro das questões socioambientais.
Além dos benefícios para as questões socioambientais, a logística reversa vem ganhando notoriedade a ponto de ser essencial para o funcionamento de diversos negócios. Citamos a seguir alguns destes benefícios:
A meta mais significativa da logística reversa é sua possibilidade em reduzir o impacto do lixo no meio ambiente.
Para conseguir isso, as estratégias associadas a este conceito imputam às empresas, governo e pessoas físicas, a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto e, com isso, busca-se conscientizar sobre o papel e compromisso de todos para com o meio ambiente.
Assim, entre as potências da logística reversa, está a capacidade de fazer com que diversos setores cumpram uma importante função socioambiental, projetando um futuro melhor e mais sustentável.
A importância da logística reversa e a capacidade de redução de custos estão profundamente ligados. Mas o que diferencia estes dois conceitos é a maneira como a empresa vai trabalhar com eles!
Na prática, se sua empresa estabelecer uma política de logística reversa, cujo objetivo é o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, seu custo de operação logística tende a se reduzir significativamente, além de sua pegada ambiental também.
Além disso, há a possibilidade de redução de custos melhorando o processo de produção, tendo como foco a adoção de uma política de Economia Circular desde a concepção do produto até a destinação correta do resíduo, já prevendo sua reinserção no ciclo produtivo.
Associado à redução de custos, a logística reversa também ajudará a sua empresa a identificar maneiras de reutilizar, revender ou reciclar diversos materiais que antes eram destinados a um aterro sanitário.
Isso não apenas ajuda a melhorar as margens de lucro da sua companhia, como já citado, mas também melhora a reputação da sua marca, o que pode ser algo benéfico para fortalecer a sua imagem diante de consumidores, como veremos a seguir.
Empresas e indústrias que entendem a importância da logística reversa, e de todas as suas políticas, tendem a causar uma boa imagem para seus consumidores, destacando-se diante do mercado consumidor.
No atual cenário, quem tem consciência ambiental, flexibilidade em compreender a sustentabilidade e se adapta a novas necessidades é naturalmente capaz de reforçar os impactos positivos exigidos pelos clientes, como compromisso social, responsabilidade e economia colaborativa.
Diante destes benefícios, a logística reversa se configura como um diferencial importante, resultando em ações diferenciadas para que você e sua empresa consigam se destacar diante da concorrência.
Por fim, incorporar a logística reversa em qualquer empresa, de qualquer porte, significa divulgar sua capacidade de inovação e principalmente conexão com o futuro com viés sustentável da sociedade.
Para entender melhor sobre os pontos ligados à logística reversa, continue acompanhando o blog da GM&C.