PT EN ES

GM&C

Faça como elas: 6 exemplos de sucesso em práticas de logística reversa!

A logística reversa já é uma realidade em muitas empresas. Veja 5 cases de sucesso de organizações que priorizam a sustentabilidade também no pós-venda!

Dentro da indústria eletroeletrônica brasileira, a logística reversa é um assunto que se faz cada dia mais presente, deixando se ser um diferencial e passando a ser uma questão de grande prioridade.

Chamamos de logística reversa um sistema que possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, permitindo que eles sejam convertidos em uma nova matéria-prima para a indústria.

Porém, uma logística reversa bem fundamentada depende da união dos esforços de uma rede de serviços especializados que tem a responsabilidade de fabricar, distribuir, comercializar, usar e principalmente reciclar bens de consumo.

Com este propósito, fizemos este conteúdo. Nele, mostraremos as 6 empresas/entidades que são exemplos de logística reversa e que tem na GM&C um parceiro de longa data e com excelentes resultados.

Entendendo o que é logística reversa

Por definição, a Logística Reversa é caracterizada como um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento a produtos pós-venda ou pós-consumo, com o objetivo de promover o correto reaproveitamento ou a destinação ambientalmente adequada de resíduos.

Do ponto de vista da legislação, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a logística reversa como sendo:

“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Assim, é dever das empresas criar as estratégias para dar um destino ecologicamente correto aos resíduos, seja por meio da reciclagem, compostagem, recuperação energética, por exemplo.

Cases de sucesso: empresas que investem em logística reversa e têm bons resultados

Devido à importância da temática, muitas são as empresas brasileiras que já investem em logística reversa e têm excelentes resultados com isso.

Essas empresas têm ciência que a logística reversa é complexa, principalmente por envolver vários planejamentos e controles bastante específicos.

Para isso, as grandes empresas têm parceiros que contribuem com a realização de cada uma das funções. E um dos parceiros mais significativos é, sem dúvidas, a GM&C.

Gerenciando mais de 15 mil pontos de coleta em todo o Brasil, e capacidade de processar 30 mil toneladas/ano de eletrônicos, a GM&C tem firmado a parceria em diversos projetos de logística reversa.

Confira a seguir os cases de sucesso de empresas que têm na GM&C uma grande parceira:

1. Samsung

Com grande atuação no mercado brasileiro, principalmente na venda de eletrônicos, a Samsung também tem uma grande preocupação com a destinação correta de seus resíduos.

Para isso, a empresa investe no programa Re+. No projeto, a Samsung disponibiliza urnas de coleta para itens de pequeno porte, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores, em suas lojas e assistências técnicas autorizadas de todo o Brasil.

Já produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, ar condicionado e televisores acima de 46 polegadas são retirados diretamente na residência do consumidor.

A Samsung trabalha há mais de 6 anos com a GM&C e nunca constatou nenhum problema grave, com ambas as empresas se empenhando em melhorar a cada envio de materiais, resultando em excelência na qualidade do processo de descarte correto.

“Somos muito gratos pela parceria!”, dizem os diretores da empresa de eletrônicos.

2. Vivo

Também com o propósito de priorizar a logística reversa, a Vivo opera o programa “Recicle com a Vivo”, que trata especificamente sobre as ações voltadas para a sustentabilidade.

Com o mote “A Vivo cuida do seu lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio ambiente”, a companhia incentiva seus consumidores a fazerem o descarte correto de lixo eletrônico.

Para isso, a Vivo mantém uma parceria com a GM&C com o objetivo de garantir o descarte correto de resíduos eletrônicos gerados pelos clientes e colaboradores da empresa. Nela, realizamos a coleta e o processamento de diversos itens, até a separação de materiais como metais ferrosos, não ferrosos, baterias, vidros e plásticos, sempre de acordo com a legislação ambiental.

Na fábrica de reciclagem, os materiais são transformados em matéria-prima para serem novamente inseridos na cadeia produtiva, representando a logística reversa.

3. Green Eletron

Tendo como objetivo principal auxiliar as empresas no atendimento à lei PNRS, a proposta da Green Eletron é criar um sistema coletivo com o objetivo de operacionalizar a Logística Reversa de suas associadas de forma mais eficiente e econômica.

Atuando em parceria com a GM&C, a Green Eletron oferece os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos descartados pelos seus clientes.

A Green Eletron tem a GM&C como parceiro logístico e de manufatura reversa há mais de 10 anos. Os gestores da Green Eletron veem como muito gratificante ver o crescimento sustentável da empresa, sempre com uma dedicação constante na melhoria dos trabalhos oferecidos.

“Torcemos que este investimento continue e possa crescer cada dia mais”, dizem os representantes da empresa.

4. ABREE

Fundada em 29 de junho de 2011, a ABREE possui o objetivo de realizar a gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo no Brasil, garantindo a destinação final adequada.

A equipe da Abree reconhece a GM&C como sendo uma empresa que segue inovando e se mantendo à vanguarda do mercado de reciclagem no Brasil, sendo portanto um parceiro importante para garantir que seja possível alcançar as metas da logística reversa no país.

“Nossa parceria com a GM&C sempre superou nossas expectativas, temos a certeza de trabalho sério, com confiabilidade e pautado na responsabilidade”.

5. Tim

Consciente da sua responsabilidade para com a sustentabilidade, a TIM estimula a conscientização ambiental de seus funcionários e clientes, desenvolvendo ações para a otimização do uso de recursos naturais e logística reversa.

Chamado de “Recarregue o Planeta”, o programa da TIM responsável pela coleta de aparelhos celulares, acessórios e baterias usadas tem um acordo firmado com a GM&C, que será a responsável por gerenciar a cadeia da logística reversa em todos os Estados.

O acordo tem como objetivo dar continuidade ao programa de responsabilidade pós-consumo de coleta, tratamento e destinação ambientalmente adequada de aparelhos celulares, acessórios e baterias usadas.

“A GM&C é um parceiro que faz toda a diferença, trazendo um diferencial no serviço que é prestado, reforçando a busca contínua pela qualidade”, comentam os diretores da TIM.

6. Positivo Tecnologia

“A Positivo pensa em sustentabilidade”. Este é um dos grandes lemas da Positivo Tecnologia.

Para cumprir este lema, desde 1997 a empresa estuda a coleta, armazenamento e destinação de seus resíduos sólidos para reduzir ao mínimo sua geração, resultando no Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e na Avaliação do Ciclo de Vida do Produto – ACV.

Essa preocupação marca a postura da empresa de tecnologia, que assumiu o conceito de TI Verde (Tecnologia da Informação Verde), ou seja, ser sustentável desde a escolha dos fornecedores, passando pelo gerenciamento do descarte, até o recebimento desses mesmos equipamentos para destinação correta.

A Positivo Tecnologia tem também uma parceria sólida com a GM&C neste processo. Os gestores da Positivo salientam que são gratos pela parceria.

“Temos em comum a busca pela sustentabilidade, o ciclo de vida e as ações de ESG. Ao contratar a GM&C encontramos uma empresa que cuida dos nossos interesses, da nossa marca e dos processos correlatos a PNRS”.

Faça parte desta mudança você também. Contate a GM&C e gerencie os resíduos eletrônicos da sua empresa.

uma empresa