PT EN ES

GM&C

O que conferir ao contratar uma empresa recicladora de eletrônicos?

O avanço tecnológico que a sociedade atravessa exige que comércios, fabricantes e consumidores reciclem seus eletrônicos descartados. Mas, contratar uma empresa recicladora de eletrônicos ainda é um desafio.

Já faz dez anos que a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) nasceu e trouxe este assunto à tona. Mas faz apenas três anos que a discussão foi aprofundada, em decorrência do Acordo Setorial assinado em 2019.

E desde então, a procura por esse tipo de serviço cresceu. Isso vem exigindo uma busca mais direta por uma empresa recicladora de eletrônicos que atenda todos os requisitos da PNRS, além de critérios que assegurem a saúde dos colaboradores e a transparência quanto aos procedimentos que são adotados.

Por isso, convidamos você a conferir quais são os pontos que precisam ser considerados na hora de escolher uma empresa recicladora de eletrônicos para providenciar uma destinação correta e segura aos resíduos de equipamentos eletrônicos.

Por que você deve reciclar seus eletrônicos usados?

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos eletrônicos, como computadores, smartphones, baterias, televisores e eletrodomésticos em geral são atualizados de forma constante, o que resulta na maior aquisição de produtos novos e, consequentemente, no descarte de equipamentos antigos ou danificados.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos deixa claro que as empresas fabricantes, importadoras, comerciantes e distribuidoras são responsáveis pela destinação final adequada dos aparelhos eletrônicos que colocam no mercado. Isso significa que o consumidor deve entrar em contato com essas empresas e se informar quanto à devolução de eletrônicos usados.

Este caminho inverso que será trilhado pelos equipamentos (do descarte até o retorno às fábricas), é conhecido como Logística Reversa, este sistema é de extrema importancia para assegurar que os equipamentos usados sejam tratados de forma adequada, uma vez que os eletrônicos contêm mais de 20 tipos de componentes e elementos químicos que podem ser prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, caso sejam descartados e manuseados de forma inadequada.

Para destinar estes eletrônicos de uma forma mais adequada e segura, a reciclagem se apresenta uma das melhores e mais eficientes soluções.

Por meio de diferentes processos (como triagem, separação, processamento e transformação), a reciclagem permite reaproveitar aqueles materiais que tenham condições de retornar ao processo produtivo, reduzindo a poluição, o desperdício e o impacto ambiental resultante da extração de matéria prima virgem da natureza.

Empresa recicladora de eletrônicos: Especializada em dar o correto destino ao produto

Como já citado anteriormente, a PNRS ressalta que é obrigação de fabricantes, distribuidoras, importadoras e comerciantes de produtos eletroeletrônicos providenciar a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos.

Cabe a cada uma dessas empresas escolher um caminho a ser seguido para implementar o seu sistema e garantir a reciclagem de seus produtos. Isso pode ocorrer de forma individual ou coletiva, por meio de uma entidade gestora (por exemplo).

Mas, mesmo as entidades gestoras não realizam toda a operação sozinhas. Estas entidades atuam de forma representativa, em nome do grupo de fabricantes associados, buscando no mercado as melhores empresas que irão de fato realizar a operação da logística reversa, desde a coleta e transporte do material, até sua reciclagem e transformação dos resíduos em matéria prima novamente.

O trabalho das Entidades Gestoras em realizar a homologação das empresas de reciclagem é crucial, para que o sistema como um todo se torne mais profissional, ético e transparente.

Uma empresa recicladora de eletrônicos tem a função de separar os equipamentos, desmontar e processar estes resíduos e separá-los em materiais que seguirão para a indústria de transformação, tais como o ferro, plástico, vidro, óleos, gases e metais não ferrosos. Há também a necessidade de se ter um controle especial relacionado aos resíduos perigosos que podem ser resultantes da separação do equipamento eletrônico, sendo a bateria de lítio um dos principais exemplos.

O que considerar antes de contratar uma empresa recicladora de eletrônicos?

A reciclagem de eletrônicos é uma exigência prevista na PNRS e também no Decreto 10.240/2020, o qual traz as orientações específicas para a logística reversa de eletroeletrônicos. Para isso, buscar os serviços de uma empresa parceira com expertise na área configura-se como a melhor opção.

Mas você sabe o que sua empresa deve avaliar no momento de contratar uma empresa capacitada para realizar a reciclagem de seus resíduos eletrônicos?

Apontamos abaixo alguns atributos que merecem sua total atenção. Veja:

1. Veja se a empresa tem todas as licenças e certificações para operar

Empresas de reciclagem de eletrônicos devem apresentar todas as licenças, certificações e cadastros para que possam operar.

Dentre esses documentos, destacamos:

  • Licença Ambiental: Emitida pela secretaria de meio ambiente do estado ou do município.
  • CTF (Cadastro Técnico Federal): exigido pelo IBAMA para empresas que realizam APPs (Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais);
  • Certificado de Regularidade: Também emitido pelo IBAMA, este documento atesta a conformidade da empresa com as obrigações do cadastro;
  • Manifesto de Transporte de Resíduos;
  • ISO 14001: Norma focada no desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental ambientalmente sustentável.
  • ISO 45001: Normas e procedimentos relacionados à segurança do trabalho, tais como o PCMSO e PPRA. 

2. Contrate empresas que tem toda a operação rastreável

Outro ponto de importância na hora de escolher a empresa recicladora de eletrônicos, é a sua capacidade de rastrear toda a operação de reciclagem, da coleta do eletrônico até a destinação final do produto, pois é importante ter clareza de que nem todo o processo de reciclagem é realizado por uma empresa apenas.

A recicladora de eletrônicos é especializada em receber o equipamento inteiro e realizar sua separação em diferentes tipos de materiais (cobre, alumínio, ferro, vidro, plásticos…), mas, via de regra, a transformação destes materiais em matéria prima novamente, acontece em outras indústrias, que precisam também aparecer e demonstrar as evidências da destinação adequada de 100% destes resíduos resultantes da desmontagem dos eletroeletrônicos. 

A empresa recicladora de eletrônicos a ser contratada deve ter a capacidade de coordenar e principalmente rastrear a reciclagem como um todo. Tal ponto pode ajudar também no atendimento aos requisitos de compliance da sua própria empresa, reduzindo o risco da empresa contratante ser envolvida em processos de danos ambientais, resultantes da atividade inadequada de uma destas empresas que atuam ao longo da cadeia da reciclagem de seus resíduos eletrônicos.

E resgatando o item anterior, sobre licenças para operar, vale a pena conferir se a empresa recicladora tem o controle das licenças e documentações mínimas das indústrias e parceiros para onde ela envia os resíduos resultantes da desmontagem dos eletrônicos que realiza em sua planta. 

3. Infraestrutura e capacidade de processamento

Possivelmente você tem o registro do volume aproximado de resíduos eletrônicos gerados por sua empresa em um determinado período. Partindo disso, é sua função contratar uma empresa recicladora de eletrônicos com capacidade técnica e tecnológica para atender a sua demanda de forma segura e confiável.

As leis que mencionamos acima exigem prazos para o reporte da gestão dos resíduos eletrônicos e, para grandes empresas, o volume de resíduos é considerável. Logo é importante avaliar se a empresa que você está contratando terá condições seguras, eficientes e rastreáveis, para processar toda a quantidade de resíduos eletrônicos que sua empresa irá gerar ao longo do ano.

Essa empresa deve garantir a desmontagem segura dos equipamentos coletados, para que não leve prejuízos à força de trabalho envolvida, ou comprometa a qualidade do resultado final dos materiais, o que pode também comprometer o índice de reciclabilidade destes produtos, resultando no envio de materiais para o aterro sanitário (ou pior) ao invés da reciclagem de fato.

4. Experiência e capacitação técnica

Essa recomendação vale para qualquer empresa que você pretende contratar. No caso da reciclagem, a empresa deve ter experiência comprovada para realizar todas as etapas, da coleta, passando pelo processamento, até a destinação final.

A empresa recicladora de eletrônicos deve ter também os equipamentos certos e com a capacidade de reciclar o seu produto específico. 

5. Clareza na forma de destinação adotada

Os eletrônicos que você enviou para o descarte, serão reciclados ou vendidos como aparelhos usados?

Existem várias empresas que atuam no mercado realizando o reparo ou recondicionamento de eletrônicos usados, e isso não é errado, desde que seja acordado com o fabricante.

Algumas empresas oferecem preços convidativos para realizar a “reciclagem” de resíduos dos eletrônicos, mas, na prática, nem todos os equipamentos são de fato reciclados. Muitos acabam sendo recauchutados, com partes e peças de outras máquinas para que sejam vendidos como os “frankensteins” em plataformas de ecommerce ou lojas físicas (às vezes até no mercado paralelo). 

Novamente, caso sua empresa deseje que seus eletrônicos sejam revendidos desta forma, esta é uma possibilidade, mas caso prefira a segurança de que 100% dos resíduos eletrônicos serão enviados para a reciclagem, é fundamental especificar isso no contrato e exigir a comprovação da destinação de 100% dos componentes, partes e peças resultantes da desmontagem dos aparelhos.

6. Comunicação e boa gestão da informação

No momento de contratar uma empresa opte sempre por aquela que se comunique com os stakeholders de maneira eficiente.

O sucesso da operação depende de um sistema que seja alimentado com muitas informações, tanto para as empresas, quanto para os consumidores em geral.

Relatórios e laudos são também excelentes fontes de informação para que sua empresa tenha evidências do que foi feito com os equipamentos eletrônicos que você enviou para a reciclagem.

Ao considerar estes pontos, certamente você realizará uma parceria duradoura com uma empresa recicladora de eletrônicos. Com isso, sua empresa, o consumidor e o meio ambiente serão beneficiados.

Aproveite para conhecer todos os serviços oferecidos pela GM&C e tenha a melhor empresa ao seu lado.

uma empresa