PT EN ES

GM&C

Lixo eletroeletrônico será um dos temas em destaque no “5º Science Days” em São José dos Campos

O Brasil é o país que mais gera resíduos eletrônicos na América Latina e a GM&C, líder em reciclagem destes equipamentos, participa do Science Days para ressaltar a importância do tema nas escolas; evento terá pontos de coleta de eletroeletrônicos em desuso.

O lixo eletroeletrônico será um dos temas em destaque na quinta edição do “Science Days”, maior evento nacional de ciências e tecnologia voltado a estudantes, que acontece nos próximos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira), no CEFE (Centro de Formação do Educador) em São José dos Campos. Para incentivar os cuidados com o meio ambiente, a recicladora GM&C irá distribuir pelo evento, pontos de coleta para que os alunos possam descartar seus equipamentos em desuso.

O Science Days, promovido pelo Instituto Alpha Lumen, será uma excelente oportunidade para aprender na prática sobre o descarte correto do lixo eletroeletrônico: celulares, computadores, mouses, notebooks, aparelhos de som, fones de ouvido, modems, roteadores e videogames, por exemplo, poderão ser entregues no local, no decorrer do evento.

A GM&C, empresa com sede em São José dos Campos e com mais de 20 anos de experiência na reciclagem do lixo eletroeletrônico, também contará com estande com exposições de eletrônicos antigos, mostras de resíduos de equipamentos e vídeos explicativos sobre o processo da reciclagem com alta tecnologia.

PALESTRA – No dia 17 (sexta-feira), às 17h, o coordenador de relações institucionais da GM&C, Henrique Mendes, irá ministrar a palestra “Implementação da logística reversa dos eletroeletrônicos nas escolas do Brasil”.

Segundo ele, a escola é o local fundamental para falar sobre a importância do descarte correto de eletrônicos “Esta atitude demanda uma mudança de hábitos e, para mudarmos os hábitos, precisamos gerar consciência nas pessoas. Por isso, não há lugar melhor para falarmos sobre a logística reversa do que nas escolas”.

ESCOLAS PARCEIRAS – Por meio do programa educacional da GM&C para consciência de novas gerações, as escolas interessadas em campanhas para o descarte correto de eletrônicos, podem entrar em contato pelo telefone (12) 982810076 ou e-mail agendamento1@gmclog.com.br.

Mendes faz questão de ressaltar a importância da participação no evento: “Os eletroeletrônicos são a base para as inovações tecnológicas e, com certeza, esta será uma grande oportunidade para a GM&C poder apresentar a importância da reciclagem destes equipamentos no final de sua vida útil, permitindo que os resíduos dos eletrônicos se tornem matéria-prima para a fabricação de novos produtos”.

SOBRE A GM&C – Com maquinários de última geração, a GM&C recupera os mais diversos tipos de materiais presentes nos eletrônicos – desde plásticos, ferro, alumínio cobre, vidro até outros metais não ferrosos, como ouro e prata.

É a chamada mineração urbana, que pode ser definida como a recuperação de materiais a partir dos resíduos descartados pela população, evitando a necessidade da extração de matéria-prima da natureza – muitos desses recursos, inclusive, ameaçados de escassez.

Somente na GM&C, foram recicladas cerca de 6 mil toneladas de eletrônicos no ano passado. A meta é atingir 9 mil toneladas até o final de 2023.

No Brasil, país que mais gera resíduos eletrônicos na América Latina, a estimativa da UNU (Universidade das Nações Unidas) é que sejam geradas 2,5 milhões de toneladas até o final do ano. Em todo o mundo, a estimativa é de 60 milhões de toneladas – uma média de 7,8 quilos de lixo eletrônico por habitante.

NA LEI – No Brasil, a destinação correta do lixo eletrônico está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e foi regulamentada pelo Decreto Federal 10.240/2020. Este dispositivo define metas para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a quantidade de pontos de Entrega Voluntária (PEV) que devem ser instalados e de eletrônicos que deverão ser coletados e reciclados anualmente.

SERVIÇO – As inscrições para o “5º Science Days” podem ser feitas até a manhã do dia 16 de março, no endereço eletrônico do sympla (https://www.sympla.com.br/evento/v-science-days/1885201) . Ou no site do Alpha Lumen (www.alphalumen.org.br). O CEFE fica à Avenida Olivo Gomes, número 250 (ao lado da entrada do Parque da Cidade Burle Marx). O evento é gratuito.

uma empresa