PT EN ES

GM&C

Rastreabilidade da reciclagem de resíduos eletroeletrônicos: garantindo a destinação adequada dos materiais - PARTE FINAL

Seja bem-vindo à terceira e última parte do nosso artigo sobre Rastreabilidade da reciclagem de resíduos eletroeletrônicos: garantindo a destinação adequada dos resíduos.

Como mencionado anteriormente na parte 1 e parte 2 do artigo, a cadeia da reciclagem dos eletrônicos é complexa e exige uma abordagem cuidadosa, tanto em relação à separação e destinação dos resíduos quanto às questões legais e processuais envolvidas.

Nesta parte final, concluiremos o assunto apresentando os benefícios que a rastreabilidade na gestão de resíduos promove para o meio ambiente, para a saúde humana e para a economia.

Boa leitura!

Benefícios da rastreabilidade na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

A rastreabilidade na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos traz diversos benefícios para o meio ambiente, para a saúde humana e para a economia. 

A seguir, estão alguns desses benefícios:

Reduzir o risco de contaminação ambiental

Em muitos casos, algumas empresas informais (ou ilegais) recebem os eletrônicos, os desmontam, retiram as partes que têm valor para venda e descartam o restante em terrenos baldios, na rua ou enviam para o aterro sanitário, sem a devida descontaminação.

A rastreabilidade dos materiais na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos garante que todos os resíduos foram, de fato, destinados de forma responsável e ambientalmente correta. Mesmo aqueles resíduos perigosos ou outros que geram custos para serem tratados da forma correta.

Isso reduz o risco de contaminação do solo, da água e do ar por substâncias tóxicas presentes nos resíduos, evitando danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Evitar o descarte ilegal de resíduos ou a venda ilegal de partes e peças dos equipamentos usados

Recentemente temos acompanhado um crescimento no número de empresas que se intitulam “recicladoras de eletroeletrônicos” imaginando que irão encontrar “ouro no lixo”. No entanto, quando se deparam com a realidade, passam a receber uma diversidade enorme de resíduos, muitos dos quais geram custos para serem destinados de forma correta.

Como resultado, estas empresas “recicladoras” informais, adotam práticas ilegais para tentar recuperar alguma receita ou diminuir seus prejuízos. Já notamos casos em que as tais “recicladoras” retiram as partes e peças que têm valor de mercado e as vendem como produtos usados em mercados clandestinos, ou em sites da internet. Já o restante dos equipamentos, é descartado de forma totalmente irregular, gerando custos para a prefeitura fazer a coleta e riscos à reputação da empresa fabricante, cuja marca fica exposta aos registros da população e dos órgãos fiscalizadores.

A reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, quando feita da forma correta e rastreável, evita a venda ilegal de partes e peças usadas, sem o consentimento do fabricante ou o devido conhecimento por parte do comprador. Protegendo também os dados do cliente que descartou aquele aparelho e assegurando assim a reputação da marca, atendendo tanto à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) quanto à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Preservar os recursos naturais

A reciclagem de resíduos eletroeletrônicos permite a recuperação de metais e outros materiais presentes nos equipamentos, reduzindo a extração de recursos naturais e contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Um dos preceitos da Economia Circular é regenerar o planeta e recuperar o valor dos recursos. Por meio da mineração urbana, é possível recuperar os eletrônicos que já não possuem mais condições de serem reparados ou reutilizados, assegurando que ao menos os materiais ali presentes serão recuperados na forma de matéria prima reciclada.

Um processo de controle e rastreabilidade é fundamental para assegurar que a matéria prima foi de fato originada de materiais pós-consumo reciclado, para evitar práticas de greenwashing (estratégias de marketing enganosas que fazem com que uma empresa pareça mais ambientalmente responsável do que realmente é).

Conclusão

A rastreabilidade na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos é fundamental para garantir a destinação adequada dos materiais, evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, e contribuir para a preservação dos recursos naturais. 

A emissão de documentos como o MTR e o CDF, aliada às normas técnicas e à legislação vigente, garante a transparência e a responsabilidade na cadeia de reciclagem, promovendo a sustentabilidade e a economia circular.

Cada vez mais empresas e consumidores estão se conscientizando sobre a importância da rastreabilidade na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. Ao optar por empresas que seguem as normas e regulamentações é possível garantir que os materiais sejam tratados de forma adequada e que os impactos ambientais sejam minimizados. 

Foto das dependências da GM&C em São José dos Campos/SP

A GM&C é uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência no mercado de logística reversa e reciclagem de produtos eletrônicos, sempre investindo em pesquisa, inovação e tecnologia para separação dos materiais presentes nos resíduos dos eletroeletrônicos, tendo atualmente as soluções mais avançadas para oferecer aos seus clientes e parceiros.

Além disso, é importante que as pessoas se conscientizem sobre o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos. Em vez de jogá-los no lixo comum, eles devem ser encaminhados para pontos de coleta específicos, que podem ser encontrados em postos de recolhimento de empresas de eletrônicos, shoppings ou lojas do varejo.

A rastreabilidade na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos é uma ferramenta essencial para a preservação do meio ambiente, da saúde humana e dos recursos naturais. Dessa forma, é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e responsável, promovendo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

uma empresa